APOSENTADORIA: QUANDO É HORA DE PARAR?

Uma coisa que tem preocupado muitos profissionais da área de saúde é saber quando devem parar de trabalhar e usufruir sua aposentadoria viajando com a familia, fazendo aquilo que tem como hobby, praticando esportes, enfim, aproveitando a vida e descansando depois de anos dedicados a sua profissão.
No caso dos dentistas é muito comum vermos colegas de profissão trabalhando ainda aos 70 e até 80 anos de vida, demonstrando os sinais de cansaço devido ao longo tempo trabalhado.
Mas a que se deve tudo isso?
Eu responderia numa simples frase: FALTA DE PLANEJAMENTO.
Exatamente; nós dentistas não temos a noção de administração no nosso curso de graduação, então a maioria passa os dias de sua vida vivendo o momento: belos carros, viajens, clubes e demais divertimentos que requerem um suporte financeiro, e esquecemos que  se tivéssemos investido para o futuro  uma parte desses gastos e separado em salas comerciais, imóveis, previdencia ou até numa atividade paralela não precisaríamos chegar aos 80 "com todo o gás" como dizem alguns colegas. Quem não gosta de descansar após um dia de trabalho? imaginem após uma vida.
Dia desses conversando com um colega formado há mais de 40 anos lhe perguntei se ele não gostaria de parar e ele me respondeu: "ganho R$ 1.600,00 de aposentadoria e gasto de plano de saúde R$ 1.200,00 pra mim e pra minha esposa".
Devemos aproveitar os anos de vida em que adquirimos experiências para adequar o nosso mod de vida a coisas mais simples e funcionais sem no entanto perder o conforto, assim poderemos chegar lá na frente e realmente aposentarmos e aproveitarmos o verdadeiro descanso.
Claro que quem tem cobertura de empregos públicos pode aproveitar com mais tranquilidade sua tão sonhada aposentadoria.
Readequemos a nossa vida para realmente podermos vivê-la, afinal como dizia Leonardo da Vinci "a simplicidade é o máximo da sofisticação".
Pensemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário